segunda-feira, 22 de março de 2010

Robin Wood, o príncipe dos ladrões


Robin Wood, um jovem cavaleiro, hábil no arco e flecha, retorna a sua amada Inglaterra depois de fugir da prisão em Jerusalém, onde ficou preso após participar de uma Cruzada.
Quando volta pra casa descobre que seu pai havia sido morto pelos seguidores do xerife de Nottingham
.
Robin, junto com seu amigo Azeem, quem ele havia ajudado a fugir da prisão em Jerusalém, mataram uns dos soldados de Nottingham e se refugiaram na floresta de Sherwood como foras-da-lei.
Na floresta eles passam a viver com um grupo de assaltantes e passa a organizá-los para atacar o xerife que era muito ruim para o povo.
Wood se apaixona por Marian, irmã de um amigo seu que morreu no cativeiro, porem ela é seqüestrada para se casar com seu inimigo.
Com a ajuda de seus homens, Robin ataca o exército de Nottingham, resgata Marian e livra a cidade daqueles corruptos.

Robin Wood ficou conhecido como herói do povo, já que ele roubava dos ricos e dava aos pobres.
Robin Wood é o herói símbolo da Inglaterra
. É bonito, hábil com armas (o arco e flecha, aliás, é a marca do herói), ajuda os pobres, muito nacionalista, luta, sofre e ama muito.
Ele luta pela sua Inglaterra. Quando retorna a sua amada terra ele, literalmente, a beija.
Todos os herois sempre sofrem nas histórias e não foi diferente com Robin. Ele passa pro maus momentos deixando seu amigo para traz em Jerusalém, quando descobre a morte injusta de seu pai, quando acha que uma mulher horrorosa (nada romântica) é sua amada.
Sua história se diferencia das outras pelo fato de que ele se casa e vive feliz para sempre com Marian (normalmente os amores românticos não davam certo, quase sempre a mulher era coprometida ou morria, mas essa obra faz parte das obras da primeira geração do romantismo que ainda tinha muito de arcadismo, tanto que Robin passa a viver em uma floresta, a floresta de Sherwood).



Hoje em dia a figura de Robin Wood é mais conhecida apenas por um ladrão com arco e flecha que roubava para ajudar os pobres e usava um chapeu com uma pena.


por Edna Calixto

Um comentário:

  1. Robin Wood é mais conhecido no desenho do pica-pau, mas conheço a história to deixando esse comentário por que a Cristina disse que queria ver comentário do 3° ano da tarde, entao ta aí.
    WARLEY VINICIUS CALAZANS RODRIGUES. 3° ANO TARDE

    ResponderExcluir