sexta-feira, 16 de abril de 2010

Ó Patria Amada - Intertextualidade

Como já foi falado aqui no blog, o nacionalismo é uma das características mais fortes do romantismo. O romantismo ingles ficou divido em duas partes a Nacionalista e a Gótica, ambas com grande importancia. Os principais heróis românticos, inclusive, são da geração nacionalista (Robin Wood, William Wallace, King Arthur, Tristão). Eles davam a vida não só por suas mulheres, mas também pela sua pátria.
Para ficar bem claro, vamos comparar esse sentimento com uma música bem conhecida por todos nós: o Hino Nacional Brasileiro. O herói símbolo da Inglaterra, Robin Wood, era apaixonado por sua terra.
“Ó Pátria amada
, idolatrada, Salve! Salve! (...) Terra adorada, entre outras mil, és tu, Brasil (no caso, Inglaterra), ó Pátria amada!”
Quando retorna a sua terra organiza um exército para trazer o Rei Ricardo de volta ao poder e livrar o povo daqueles exploradores; assim como William Wallace, de “Coração Valente” que também organiza um exercito. Mas seu objetivo era conquistar a liberdade da Escócia, livrando-a das mãos da Inglaterra.
“ Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte.”
Wallace sonha com o dia em que a Escócia será independente. A independência é um sonho intenso que todos os escoceses compartilhavam:
“Brasil (no caso Escócia), um sonho intenso, um raio vívido”

Trechos do filme “Coração Valente” que comprovam o sentimento de nacionalismo, já que William queria a independência (liberdade) da Escócia: _ Eu quero uma casa, e filhos. Mas isso não vale de nada se não se tem liberdade. _ Voltem para a Inglaterra e digam pra eles que os filhos e filhas da Escócia já não mais lhe pertencem. _ Vocês desejariam uma chance, apenas uma chance de dizer aos nossos inimigos que eles podem tirar nossas vidas, mas nunca irão tirar nossa liberdade.

E quando William Wallace e seu exercito finalmente venceram a Inglaterra e conseguiram “conquistar com braço forte” a tão sonhada liberdade para o seu povo “o sol da liberdade, em raios fúlgidos, brilhou no céu da Pátria” naquele instante.

Terra adorada , Entre outras mil, És tu, ..., Ó Pátria amada!



por Edna Calixto

Um comentário:

  1. Impressionante, Edna.
    Todo mundo falando de amor, mas quando se fala de amor à pátria continua sendo amor. E no caso dos românticos, amor à pátria é algo mais que significativo. Você está conseguindo intercessões muitíssimo interessantes, escrevendo com uma clareza enorme, sagacidade e inteligência. Pra quem diz que não se impressionou com BraveHearth, escrever sobre Wilhem Wallace, é uma contradição. Acho que tem amor aí... Robin Hood é o herói dos meus dias de luta. (Isso depois de Tiradentes, é claro. Porque eu também sou patriota).
    Espero que vocês vejam o Hino Nacional Brasileiro daqui pra frente com outros olhos.

    Mas é claro que verão.

    Ninguém estuda sobre o nacionalismo, sem associar suas virtudes...
    Ninguém que estuda literatura seriamente, acorda no outro dia, com as mesmas ideias...

    Belíssimo trabalho.
    Bjosss
    Adorei!

    ResponderExcluir