domingo, 29 de agosto de 2010

Casimiro de Abreu e o amor na atualidade

Apesar de serem do mesmo período literário, a diferença que existe entre Casimiro de Abreu e Álvares de Azevedo é gritante.
O amor de Álvares de Azevedo é mais sórdido,macabro e místico, enquanto o de Casimiro de Abreu é totalmente doce e musical.A poesia de Álvares é fruto de uma criação instantânea e por isso não respeita muito a métrica, já a de Casimiro é toda dentro dos padrões.
Para Álvares o amor verdadeiro ainda não foi encontrado e no ápice de alguma relação com uma mulher ele prefere dormir ou até mesmo desmaiar.Já em Casimiro de Abreu a mulher é um ser admirado mas o amor é consumado.
Há uma música do Renato Russo cantada pela banda Catedral chamada amor sublime que retrata o amor tendo a mulher com um ser admirado mas palpável.







Amor Sublime

Catedral

Composição: Renato Russo

Lembro de você amor
Toda a vez que eu passo aqui
Noites de luar, manhãs de sol
A iluminar os nossos destinos
Sei que não há mais ninguém
Que possa me preencher
O amor com você,é mais bonito,é todo azul do mar
Vem me fazer feliz oh meu bem...

Com você tudo é diferente
Eu te quero pra sempre oh meu bem
Nosso amor é sublime,é nascente
Eu te quero pra sempre oh meu bem...
O teu nome eu gravei
Dentro do meu coração
Tem uma canção, com o vento
Ter o teu olhar, vejo tudo
Que um dia eu quis ver
Nada é igual a você
Com o seu amor
Tudo é mais simples,é todo azul do mar,
Vem me fazer feliz meu bem...

Gizelle Marques



Nenhum comentário:

Postar um comentário