terça-feira, 13 de abril de 2010

Shakespeare Apaixonado

Shakespeare precisava escrever uma peça. Escreveu uma chamada “Romeu e Ethel”.
Começam os testes para a peça, e uma mulher vai fazer teste para ser Romeo, vestida de homem, já que naquela época era proibido mulheres participarem de encenações no teatro.
Um dia Shakespeare descobre sua identidade e eles começam a ter um romance, um romance proibido, pois ela já estava prometida para outro homem. William e Milady começam a se beijar e um menino vê tudo e conta para os oficiais da Inglaterra que vão imediatamente para o teatro para fechá-lo de vez. Mas um amigo se Shakespeare consegue um lugar para a apresentação, porem Milady (que faria Romeo) não poderia mais apresentar porque a apresentação seria no dia do seu casamento (o qual ela não queria porque estava apaixonada por Shakespeare). O show tinha que continuar e Shakespeare então faria o seu papel na peça.
Chega o dia. F
altando minutos para começar o ator que faria o papel de Julieta não consegue fazer voz feminina. Milady se casa e depois consegue fugir para ver a apresentação. Ela chega bem na hora e faz o papel de Julieta. A apresentação é um sucesso, mas bem no final chegam os oficiais da Inglaterra para prendê-los, pois estavam violando as regras: uma mulher estava se apresentando. Do meio da multidão surge à rainha que os impede de agir. Milady a pede que anule seu casamento, pois amava Shakespeare, mas o que Deus uniu nem a rainha separa. A peça passou a se chamar Romeo e Julieta.
No fim Milady deixa Shakespeare, e ele escreve uma peça para ela chamada Viola, e ela se torna a inspiração eterna de Shakespeare.





As influencias de Shakespeare no romantismo inglês:
Shakespeare viveu na época em que o estilo literário predominante era o Arcadismo, em que os poemas e peças consistiam em fugir da cidade. Buscavam coisas perfeitas relevando a natureza. Porem Shkaespeare já estava a frente para a sua época. Já se notava um pessimismo e um gosto pela morte - na peça Romeu Julieta de Shakespeare os dois personagens morrem por amor. O sofrimento por amor é uma característica já do romantismo. William em seu romance (Romeu e Julieta) descreve Julieta com muito subjetivismo, trata dos assuntos de forma pessoal, de acordo com sua opinião sobre o mundo, como se estivesse falando de sua amada Milady. Os seus poemas tem muito de sentimentalismo exacerbado, atravez da emoçao da tristeza da desilusao e a saudade e isso é uma caracteristica de poetas romanticos.

por Luane Portes

Nenhum comentário:

Postar um comentário