terça-feira, 13 de abril de 2010

Don Juan na literatura:
Don Juan e seu amigo Don Luís contam suas seduções um para o outro, procurando saber qual o mais conquistador.
Don Juan excede a Don Luís que, então, lança-lhe o desafio de conquistar uma mulher com a alma pura, deixando nele o desejo de conquistar uma mulher devota. Então, este propõe-se a seduzir Dona Inês, noiva de Don Luís - o que efetivamente consegue, ao tempo em que encontra o verdadeiro amor.
Enraivecidos, o pai de Dona Inês junto a Don Luís procuram vingar-se. A história termina com uma disputa entre as almas de Dona Inês e do seu pai pela alma de Don Juan: enquanto este tenta levá-lo para o inferno, aquela consegue trazê-lo para o céu.
Essa questão de almas, céu e inferno já está relacionada com o gótico .

Don Juan na visão de Byron:
O famoso poeta romantico, Lord Byron
escreveu uma versão épica para Don Juan, que é considerada sua obra-prima. Entretanto, esta obra restou inacabada, com sua morte, mas retrata um Don Juan vitimado por uma educação católica repressiva, sendo fruto inocente desta visão distorcida.
Neste poema Don Juan é iniciado no verdadeiro amor pela bela filha de um pirata, que o vende depois como escravo para a esposa de um sultão, a fim de satisfazer-lhe os desejos carnais. O Don Juan de Byron é menos sedutor e mais uma vítima dos desejos femininos.
Em psiquiatria clínica o diagnostico para o comportamento de Don Juan é de Sociopatia ou Personalidade Anti-Social já que para ele só interessa o instante do prazer e o triunfo sobre sua conquista, principalmente quando a presa de seu interesse tem uma situação civil proibida (casada, freira, irmã ou filha de amigo, etc).


A expressão "don juanismo" surgiu por conta de Don Juan, jovem conquistador e sedutor que após conquistar as mulheres, abandonava-as. Voce conhece algum Don Juan ?




por Tamirys

2 comentários:

  1. kkkkkkkkk!
    Conheço váaaaaaarios, Tamirys!
    Uma pena, aliás. Por que de que vale conquistar um prêmio e não desfrutar dele pro resto da vida???
    Muito bom, seu artigo..
    Agora bom mesmo é o Johny Deep de Don Juan, heim...
    Onde é que nós estamos???
    kkkkkkk
    bjinhossss
    Escreva mais..

    ResponderExcluir
  2. Dom Diego De La Vega(zorro)
    X
    Dom Juan De Marco

    Gente!!! Dom Juan é muito parecido com o meu querido e amado Zorro, pra falar a verdade tem tudo a ver.
    Algumas características que particularmente chamam muito a minha atenção é que ambos são lindos e tem uma físico perfeito - prefiro não entrar em detalhes XD - outras características que me deixou totalmente apaixonada pelos dois - ainda mais pelo Zorro - é aquele jeitinho cavalheiro, galanteador, educado,sedutor e muitoooooo fofo, fora que ambos tem um segredo que não podem revelar - muito fascinante e que chama a minha atenção ainda mais - outras caracteristicas muito forte deles, é que ambos são "conquistadores" e totalmente românticos, aquela coisa de amar e não ser correspondido, e mesmo depois de tantos "NÃO" continuar apaixonado pela moça - típico do Zorro - ou aquela coisa de estar longe da amada e se negar a gostar de outras ou também ficar com outras mas com a mente e o coração na amada - totalmente típico de Dom Juan - ahhhh!!!!! outro detalhe muito importante que eu já ia me esquecendo, ele não "pegam" uma mulher eles "conquistam", no caso de Dom Juan ele conquista e depois abandona e já o Zorro conquista, casa e é fiel, apenas a morte os separam - hummm olha que fofinho s2 -

    Então gente eles não são TUDO que uma pessoa quer ???

    Mas e vcs quem preferem, Dom Juam De Marco ou Dom Diego De La Vega ?!??

    Por: Beatriz Mauro

    ResponderExcluir