terça-feira, 13 de abril de 2010

O Gótico e as principais obras do Romantismo europeu

A literatura gótica é parte do Movimento Romântico do final do século XVIII e surgiu na Inglaterra.

Estava conversando com meu pai sobre o trabalho (tá sobrando pra todo mundo), falando sobre o gótico que havia surgido na Inglaterra e que influenciava obras até hoje e tal. Entao meu pai me me disse que "nao só a Inglaterra, mas toda a Grã Bretanha sempre foi um lugar onde havia muitas histórias e lendas de fantasmas, espiritos, bruxas, monstros, enfim, coisas místicas." 
Se pararmos para pensar um pouco percebemos que é verdade isso. Por exemplo o rei Arthur, que existiu de fato... sua vida é rodeada por histórias como a da espada mágica e que ele foi criado por feiticeiras. Tem também a história do monstro do lago Ness, na Escócia.
Todo esse gosto pelo sobrenatural da sociedade britanica pode ter influenciado o nascimento da cultura gótica

O movimento Gótico é caracterizado pela inovação, espontaneidade, liberdade de pensamento e expressão, idealização da natureza e crença de viver numa era de novos começos e grandes possibilidades. 
A primeira novela que depois foi identificada como gótica foi o “Castelo de Otranto: uma historia gótica” de Horace Walpole, escrita em 1764. Como muitas outras historias góticas, se passa numa sociedade medieval, com muitos desaparecimentos misteriosos e o protagonista é solitário e tem uma certa natureza egocêntrica.
Novelas góticas eram escritas para evocar o terror nos seus leitores, mas elas também serviam para mostrar o lado negro da natureza humana. Elas descrevem os “terrores que se escondem embaixo da controlada e ordenada superfície da consciência humana”.



Resumo: “ O Castelo de Otranto ” de Horace Walpole

O romance gótico de Walpole conta a história do príncipe Manfredo, senhor do principado de Otranto, e que, na ocasião do casamento do seu filho (e único herdeiro homem) Conrado, tem início uma maldição que percorria gerações de sua família e que aterrorizou todos em seu castelo: o assassinato sobrenatural de Conrado. Manfredo, ao saber disso, enlouquece à procura de culpados reais para a morte de seu filho, na vã tentativa de não encarar o verdadeiro motivo que desencadeou a maldição sobre sua família. O decorrer da estória, vários personagens misteriosos surgem, incluindo-se aí visões de espíritos, e aumentam ainda mais o suspense da trama, trazendo revelações incríveis e questionando a legitimidade do trono de Manfredo.
Uma pequena, mas ótima história, com todos os elementos clássicos para um suspense sobrenatural: o castelo gótico, o príncipe tirano, o assassinato extraordinário do único herdeiro, a maldição que paira sobre uma descendência e por fim, todas as reviravoltas no destino de uma família, causadas por erros do passado, mas que sempre voltam a assombrar.

 

Pode-se notar uma GRANDE influencia do gotico nas obras mais recentes. A questão de vampiros, bruxos que vivem em castelos com fantasmas e até nas capas dos livros, como os da saga crepúsculo podemos notar vestigios dessa... cultura como o uso das cores preto, vermelho e branco. Enfim, tudo isso começou lá na Inglaterra :)


 



As principais obras românticas europeias são: Cantos e Inocência do poeta inglês William Blake, Os Sofrimentos do Jovem Werther e Fausto do alemão Goethe, Baladas Líricas do inglês William Wordsworth e diversas poesias de Lord Byron. Na França, destaca-se Os Miseráveis de Victor Hugo e Os Três Mosqueteiros de Alexandre Dumas.

por Edna Calixto

4 comentários:

  1. Havia dois povos entre os bárbaros que ajudaram a povoar a Grã-Bretanha, conhecidos como Godhos. Os Ostrogodhos e Visigodhos. Eram extremamente violentos e tinham um gosto muito peculiar por tudo o que fosse sobrenatural, místico, sombrio e nebuloso, tudo meio "in darkness". Supõe-se que o termo "Gótico" tenha vindo deles. O que não se explica é como essas apreciações foram parar no gosto dos povos bretões, pra não sair mais. Faz parte da personalidade meio fria deles, gostar dessa atmosfera castelã, meio nevoenta e cheia de fantásmas, vampiros, sombras, mistério e morte...
    Pesquise mais... O assunto vai longe..

    ResponderExcluir
  2. Ops...ignorem os acentos impróprios aí... Please!!
    Gracias.

    ResponderExcluir
  3. Edna: estava conversando com meu pai e ele quem me disse que, talvez porque a grã bretanha seja uma ilha e tals, ou por algum outro motivo ela sempre um lugar muito místico e isto pode ter favorecido o surgimento do gótico (como eu falei aí na postagem)! lembra dos trabalho fairy Tales ? os contos de fadas eram histórias de ficção com seres do mal, castelos, algumas vezes tinham histórias de amor entre princesas e principes-heróis que tambem lutavam por suas amadas e tals ... então, os contos de fadas poderiam tambem ter influenciado o nascimento do gótico ??

    ResponderExcluir
  4. achei muito legal e adorei os livros espero que exista mais livros como esse

    ResponderExcluir