quarta-feira, 14 de abril de 2010

O Morro dos Ventos Uivantes

É um dos romances mais apaixonados e sombrios que já vi, tem um senso de mistério, amor (não correspondido) e vingança.
Começa quando Heathcliff era apenas um menino, e foi adotado pelo Sr. Earnshaw, todos os membros da fazenda acham o garoto estranho, exceto Catherine (filha do Sr. Earnshaw) que o adora. Hindley (irmão de Catherine) tem ciúmes da forma como o pai cria Heathcliff, quando seu pai morre, Hindley assume tudo, impedindo a educação de Heathcliff e tratando-o como um trabalhador braçal.
Ele tenta fazer com que Catherine se dê bem com os Lintons, que é uma família rica e respeitada, criando assim uma barreira entre ela e Heathcliff. Um dia, Edgar Linton pede Catherine em casamento e ela aceita, por considerar que com Heathcliff ela perderia status na sociedade.
Heathcliff deixa os Ventos Uivantes e Catherine fica arrasada, quando ele retorna, começa o conflito emocional dela, por querer os dois homens na sua vida e acaba ferindo eles e a si mesma, até quando ela dá à luz a uma filha de Edgar e morre.
Heathcliff fica com um tumulto na sua mente com a notícia da morte de Catherine, declarando guerra a todos aqueles que lhe separaram dela, ele então tem um caso com Isabella, irmã de Edgar, e gera um filho com ela. O resto da estória mostra como Heathcliff destrói Hindley e toma os Morros Uivantes, e trata Hareton, filho de Hindley, da mesma maneira que ele foi tratado anos atrás por seu pai, ele força a filha de Catherine, Cathy, a se casar com seu filho Linton e se apodera de tudo.
Com a morte de Heathcliff a "paz" retora ao local.


por Mariem Faria

Um comentário:

  1. Eu gosto da história. Mas quero muito ler suas impressões sobre Heathcliff. Ele é um personagem romântico muito intrigante, muito ao gosto dos românticos brasileiros da segunda geração: ressentido, vingativo, magoado, apaixonado por algo irreal. Por outro lado, é meio guerreiro, tem um perfil heróico controverso...
    Bom...tô esperando. Vamo bater papo...

    ResponderExcluir