quarta-feira, 19 de maio de 2010

Tristão e Isolda e Twilight



Tristão e Isolda se amam com um amor extremo _ o amor romântico é extremo.
Tristão é inglês e Isolda é irlandesa. Esses reinos eram inimigos, portanto esse era um amor proibido.
Por um mal entendido, já que Tristão não sabia o verdadeiro nome de Isolda, ele a ganhou numa luta como prêmio para o rei da Inglaterra (seu tio, que o criou como filho). O Rei se casaria com a princesa Irlandesa e assim haveria paz entre os dois reinos.
Ela, a pedido do próprio Tristão, casou-se com o Rei. Entretanto ela percebe que o rei é uma boa pessoa e que não há motivos para que ela não goste dele. Mesmo assim ela não esquece seu amado.
Em Crepúsculo, o amor entre Bella e Edward é um pouco mais exagerado (foi considerado um amor doentio por análises psicológicas. Ver: <>).
Edward, apesar de amar MUITO Bella acha melhor e mais “seguro” deixá-la, assim como Tristão “prefere” que Isolda fique como rei. Essa solução, apesar de dolorosa é a mais correta, pois a união deles poderia resultar em situações não muito boas: no caso de Tristão e Isolda, mais confrontos entre Inglaterra e Irlanda e em Crepúsculo, Bella poderia tornar-se vampira e ter problemas com sua família depois, ou não ter a sua alma salva, como acreditava Edward, pois afinal vampiros são monstros!
Enfim, após seu abandono Bella fica muito próxima do (LINDO) lobo Jacob. Ou seja, em ambas as histórias as amadas encontram alguém tão perfeito quanto seus heróis, mas mesmo assim quem tem o poder sobre os coraçõezinhos delas são Tristão e Edward (mulheres bobinhas!).
Cada um tem uma opinião diferente sobre com quem “ela” deveria ficar nas duas histórias.
Se você já leu crepúsculo e/ou já assistiu Tristão e Isolda comente aqui sua opinião! Se não viu os filmes nem leu os livros, leiam e assistam. RECOMENDAMOS :D

por Edna M.

2 comentários:

  1. Eu já li os livros e assisti a todos os filmes. Já li também umas 15 versões da lenda de Tristão e Isolda. A que eu mais gosto é uma das versões nórdicas que diz ter nascido um carvalho no lugar onde eles foram enterrados juntos. Bella e Edward são um casal que sublimam o impossível quando enganam a morte pra continuarem juntos. Acho que o amor romântico de certo modo precisa da morte. Ela é o que eterniza o amor. No romance romântico moderno ninguem quer que ninguém morra.
    mas aí... meio que perde a graça. A graça do romantismo literário, eu quero dizer...Por que com Edward ou Tristão, pra que morrer??? Só se for de mesmo de amor... não é mesmo?

    De quem é o artigo???
    Ficou mara!!
    Bjossss

    ResponderExcluir
  2. 3ºAno Vespertino.
    Aluna:Naiara Theodoro

    A aluna Edna M. em seu texto Tristão e Isolda e Twilight,defende a tese de que o amor romântico é extremo,relacionando duas obras,cita a história de Tristão e Isolda,um amor "proibido".Cita ainda o amor de dois astros da saga Crepúsculo (Bella e Edward)um amor mais exagerado sendo considrado um amor doentio por análises pisicológicas.Tristão era um jovem da Inglaterra que mais tarde ganha em um torneio a mão de uma princesa(Isolda) Irlandesa para o rei.Segundo Edna a paixão de Tristão faz com que ambos arrisquem tudo para viverem um amor proibido.Em Crepúsculo,Edward ama Bella,portanto abre mão dela pois dessa união resultaria em situações difíceis.
    Um dos argumentos usados pela aluna é que em ambas histórias as amadas encontram alguém tão perfeito quanto seus heróis,contudo quem domina seus coraçõezinhos são os heróis(Tristão e Edward).
    Ao meu ver a aluna tem razão ao defender a ideia de que apesar das amadas não ficarem com quem deveriam (os heróis)isso não expressa com clareza que o amor seja inexistente,pois eles ainda estão no comando de seus corações.Embora conteça assim,esse final é lamentável pois um amor que reúne todas as qualidades concebíveis naõ pode ser fragmentado por vilões (não é o caso)mais sim que a morte o separem.
    Por:Naiara T.

    ResponderExcluir