quarta-feira, 19 de maio de 2010

Trstão e Isolda


Tristão é um jovem cujos pais saem assassinados por conspiradores que sabotam o plano de seu pai de unificar a inglaterra. Ele é adotado por seu tio, Lorde Marke, e era seu maior guerreiro, com a finalidade de continuar os planos de seu pai.
O valente Tristão durante um combate caiu ferido dado como morto e jogado ao mar.
Mais tarde Tristão ganhou em um torneio a mão da princesa Irlandesa para Lorde Marke, sem saber que ela é, na verdade, Isolda.
A paixão dos dois faz com que eles arrisquem tudo para viver seu amor proibido.


As características do romantismo em Tristão e Isolda:
• O amor como tema central
• Final trágico
• E eu acho que a característica mais marcante e o amor platônico, impossível de se realizar vividos pelos protagonistas.
• O herói: É o nobre cavaleiro Tristão que faz tudo por amor, porque esse amor e uma entidade maior que ele. É um herói dividido entre manter a honra do rei e a paz entre os reinos ou viver o seu amor.
• O Amor: Achei uma historia de amor absoluto e perfeito, a combinação de tragédia e destino apenas serve para torná-la mais fascinante.
• A mulher: Isolda era a filha do rei da Irlanda, prometida em casamento ao Rei Marks, da Inglaterra a fim de manter a paz entre os reinos.


por Nayane

Um comentário:

  1. É um amor impossível, mas não chega a ser platônico. O platonismo prevê um amor unilateral, onde só um dos dois ama, e é claaaaaaaaaaro que não é o caso. No mais, gostei de ver, Nayane analisando Tristão e Isolda à luz dos estudos sobre o movimento romântico... Muito bom! Espero que seja só o primeiro dos seus artigos. Quem sabe você não analisa um "Daniel e Nayane" à luz dos seus estudos de literatura???
    Eu iria gostar... sua sogra tbm...
    Bjossss

    ResponderExcluir