sábado, 28 de agosto de 2010

Segredos

Eu tenho uns amores__ quem é que não tinha
Nos tempos antigos?__ amar não faz mal;
As almas que sentem paixão como a minha,
Que digam, que falem em regra gera!

__A flor dos meus sonhos é moça bonita
Qual flor entre aberta no dia ao raiar;
Mas onde ela mora, que casa ela habita,
Não quero não posso, não devo contar!

Oh! ontem no baile com ela valsando
Senti as delícias dos anjos do céu!
Na dança, ligeira qual silfo voando
Caiu-lhe do rosto seu cândido véu!

__Que noite e que baile! __Seu hálito virgem
Queimava-me as faces no louco valsar
As falas sentidas, que os olhos falavam,
Não quero, não posso, não devo contar!

Depois indolente firmou-se em meu braço
Fugindo das salas, do mundo talvaz!
Inda era mais bela rendida ao cansaço,
Morrendo de amores em tal languidez!

__Que noite e que festa! e que lângido rosto
Banhando ao reflexo do branco luar!
A neve do colo e as ondas dos seios
Não quero não posso não devo contar

__ Agora eu vos juro... Palavas!!__ não minto!
Ouvi a formosa também suspirar;
Os doces suspiros, que os ecos ouviram
Não quero, não posso, não devo contar!

Então nesse instante nas águas do rio
Passava uma barca e um bom remador
Cantava na flauta__"Nas noites d'estio
O céu tem estrelas e o mar tem amor !"

E a voz maviosa do bom gondoleiro
Repete cantando__ "viver é amar!"
Se os peitos respondem a voz do barqueiro...
Não quero, não posso, não devo contar!

Tremendo de medo... a boca emudece
Mas sentem os pulos do meu coração!
Seu seio nevado de amor se intumesce
E os lábios se tocam no ardor da paixão!

__ Depois mas vejo que vós, meus senhores,
Com fina málicia quereis me enganar;
Aqui faço ponto;__ segredos de amores
Não quero, não posso, não devo contar!
Casimiro de Abreu
______________________________________________________________

Agora vamos fazer uma pequenaa ánalise do poema, mais antes falaremos de algumas características de Casimiro de Abreu!

Em suas poesias Casimiro de Abreu emprega uma linguagem simples, terna, cativante e de leitura facil. O amor é sempre impossivel, delicado, plâtonico e idealizado, entrando em atrito com a pureza, a paixão é contida e tem receio de se entregar a mulher amada.
Suas obras álias, é quase toda tomada pelo mentoso conflito entre o desejo e o medo, a realidade pertubada e a pureza da infância, da natureza e dos sonhos, gerando a tristeza, a melancolia e o despressivo desejo de morte.

Seus versos nunca chegaram a ter a riqueza de imagem que encontramos nos poemas de Gonçalves Dias e Castro Alves. Tão pouco se aproxima dos versos mais irrônicos e satânicos. Mas não são menos ingênuos de Alvares de Azevedo.

Os Ultrarromanticos, temiam a realização amaorosa. Por isso, o ideal feminino é normalmente associado a figuras incorpóreas ou assexuadas, como anjo, criança virgem, etc... e as referências ao amor físico apenas de modo indireto, sugestivo ou superficial.

Agora voltemos ao poema!!

No poema segredos o autor usa das suas principais características, que é a forte musicalidade e a sensualidade.
Nas primeiras estrofes, há a descrição da mulher amada "idealizada".
"A flor dos meus sonhos";
Em seguida vemos uma coisa que não pode ser esquecido no baile.
"Caiu-lhe do rosto seu cândido véu!"
Cândido= Imaculado, puro.
-Antigamente as mulheres usavam véu, para representar a pureza.
Vimos então que essa pureza cai no instante do baile.
Com o decorrer do poema. Ela foge com ele.
"Fugindo das salas do mundo talvez"!
E um detalhe muito importante;
"Morrendo de amores em tal languidez"! (( Eles se amavam))
Laguidez= desanimo.
Nas ultimas estrofes vemos, Que passava uma barca e um bom remador cantando " viver é amar"
Detalhe: " Se os peitos respondem à voz do barqueiro..."
" Tremendo de medo a boca emudece"
" E os labios se tocam no ardor da paixão"!
Alguma dúvida do que esta acontecendo??
Para mim nesse instante eles estão se amando.

Mas na ultima estrofe o autor deixa bem claro:

__ Depois.... mas já vejo que vós, meus senhores,
Com fina málicia quereis me enganar;
Aqui faço ponto;__ segredos de amores
Não quero, não´posso, não devo contar!

Ele deixa dúvida, será que aconteceu??
Não quero, não posso não devo contar!
Nada mais é que um SEGREDO!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário