Ela passou por várias transformações, muitas vezes seguindo as mudanças físicas principalmente sociais que ocorreram dentro de um determinado período. Os vestidos cada vez mais bonitos, costureiros famosos, tecidos e aviamentos de ultima geração. Isso nos leva a pensar que desde muito cedo o homem vem criando sua moda, não somente para proteger o corpo, mas como forma de se distinguir em vários outros aspectos tais como sociais, religiosos, estéticos, ou simplesmente para se diferenciar.
O Romantismo foi,muito mais do que uma forma das pessoas se vestirem durante o século XIX, uma maneira de ver o mundo e se relacionar com ele. Foi um século em que as moças passaram a usar saias compridas e de tecidos estampados, mangas bufantes e competindo para ver qual usava o sapato de bico mais fino; e de rapazes com calças curtas, além de adagas no cinto. Depois dessa primeira parte do romantismo, a moda passou a ser um movimento cultural que separava os românticos do resto do mundo.
Foi nessa época que surgiu as mangas presuntos, que eram sustentadas por barbatanas ou bolas cheias de espuma. O ombro feminino deveria ser grande assim como as mangas, e, para acompanhar, as saias eram bufantes e os chapéus, gigantescos.
Os homens tinham que ser morenos, com um olhar selvagem, (sedutor) brilhante de paixão, parecer fatal, eles deveriam gostar da noite e da escuridão eles não podia gostar dos burgueses. Seus cabelos tinham a aparência de selvagem por que eles gostavam de ser mais naturais do que uma pessoa forçada. Já as mulheres tinha duas opções em relação a cor da pele: tanto morenas, ardentes, espanholas; ou, transparentes, fracas, pálidas, frágeis, de aparência doentia mesmo. Elas não gostavam de parecer ser pessoas chiques ou coisa parecida.
A moda feminina estava em constante mudança, sendo publicados em todos os países jornais de modas que ensinavam as damas elegantes a vestir-se segundo os últimos modelos de Paris. Desde 1815 os cabelos usaram-se sempre compridos, mas na forma de canudos, de tranças apanhadas, de bandos, de carrapichos no alto da cabeça, etc. Por cima punha-se um chapéu, de que houve variados modelos. Começaram por ser minúsculos, aumentando depois de tamanho e adornando-se com toda a espécie de enfeites. O estilo Romântico foi ainda caracterizado por os seus famosos xales de caxemira, que as senhoras da alta sociedade traziam por cima do vestido.
O traje masculino mostrou-se menos dado a modas e a variações. Três das peças principais do traje masculino foram a casaca, o colete e as calças. Mas a casaca saiu gradualmente do uso quotidiano para se transformar em traje de cerimônia. Em sua substituição surgiram a sobrecasaca, que descia abaixo dos joelhos e o casaco, à maneira de hoje. As calças, que muitos ainda usavam de tipo calção durante o estilo Império, eram compridas, surgindo o respectivo vinco só no final do século.
Nesse período surgiu uma época chamada La Belle Époque ( A Bela Época ) que foi do final do século XIX ate 1910. Foi onde as mulheres começavam abrigar cada vez mais por cintura mais finas e o os corpos cada vez mais modelados. Ate porque as cinturas tinham que ser 40 cm para ser considerado o ideal da época . As mulheres faziam cirurgias para remover a cintura ou ate mesmo usavam espartilhos para deformar mais ainda corpo.
Nesse período o corpo feminino passou a ser muito coberto por tecido onde pudesse mostrar a penas o rosto e as mãos, isso quando elas não usavam luva, pois era um charme a mais no novo visual da época. Usava-se muitos coques com pequenos enfentes e saias muitos justas na qual as mulheres davam apenas pessoas pequenas. Diziam que deixavam mais femininos. Outra novidade da época foi onde as mulheres podiam tirar aqueles vestidos e colocar uma espécie de saia-calção. Para as que gostavam de andar a cavalo ou ate mesmo de bicicleta.
Interessantíssimo, mas precisamos corrigir os erros de ortografia e estrutura frasal.
ResponderExcluirFaltaram as ilustrações.
Quais são as referências bibliográficas?
Parece-me que alguns trechos estão copiados demais. Nesse caso, recorra às citações, desde que não construa seu texto à base delas.
O texto é seu, portanto suas palavras são as mais importantes.
Gostei, viu!!
Tente fazer melhor, agora.