quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Escolas literárias: Realismo-Naturalismo


No Brasil, assim como na França, o realismo teve início em 1857 respectivamente com O Guarani e Madame Bovary, este sendo reconhecido como o primeiro romance realista da literatura universal.
Assim como ocorre com o nascimento de uma escola literária,há a renovação das artes que, neste período foi voltada para a análise crua da sociedade, ao contrário do romantismo que era muito subjetivo.A produção se deu mais em prosa e teve duas vertentes: o romance realista e o romance naturalista.


Limites entre o Realismo e o Naturalismo


Há, alguma vezes, uma confusão com estes termos que , por tratarem de períodos literários tão intimamente ligados.O naturalismo é o realismo exacerbado, uma forma mais profunda de ver o homem.
O Realismo surgiu na Europa no século XIX junto a mudanças política, sociais e econômicas dentro do contexto da Revolução Industrial.
A burguesia aumentava sua condição de vida enquanto o proletariado estava cada vez pior.Motivados pelo socialismo utópico de Proudhon e Owen e pelo socialismo científico, os operários começaram a se organizar politicamente, fundando associações trabalhistas que visavam garantir melhor condição de vida para o proletariado.
No âmbito cultural, surgiram muitas correntes filosóficas, entre elas o positivismo de Comte, o determinismo de Taine e a lei da seleção natural de Darwin.
As reformas políticas e científicas exigiram um literatura menos subjetiva, surge então o realismo que atende as necessidades da época.O realismo-como seria o natural-combatia todas as influências românticas e criticava a sociedade burguesa e suas instituições (igreja, estado, família, entre outras).Outras características do realismo são a análise de um todo, ao contrário do romantismo que era muito individualista, a introspecção psicológica, as descrições minuciosas e a universalização de conceitos.
Ao lado do realismo surgiram o naturalismo e o parnasianismo.O naturalismo tenta provar as teorias científicas da época,já o parnasianismo combate os exageros sentimentais e tenta resgatar os princípios clássicos como o a razão, o equilíbrio e a perfeição.


O realismo no Brasil


Teve como marco inicial a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas.No Brasil o realismo foi adaptado à realidade do país e aqui encontrou um excelente terreno para florescer entre as mudanças econômicas e sociais pois o país veio passando por fatos importantes que foram o tirando a feição de "atrasado".Teve a década de 1880 muito movimentada contando com a abolição da escravatura e a proclamação da república.Esses fatos criaram uma nova realidade iluminando o trabalho servil e introduzindo alguns direitos ao povo como o direito do voto.
A literatura realista-naturalista brasileira passou a refletir a realidade do nosso país pelas palavras de Machado de Assis, Aluísio de Azevedo, Adolfo Caminha, Olavo Bilac, Raul Pompéia, entre outros.


O naturalismo



O naturalismo pretende mostrar o homem como " um produto de um conjunto de forças naturais" advindas de seu próprio ambiente.O naturalismo enfatiza o aspecto materialista da existência humana.Para o naturalismo o homem era um produto biológico que resultava da pressão do ambiente e da hereditariedade.
No romance experimental naturalista, o indivíduo é produto do meio predominando elementos fisiológicos que atribuem um destino já marcado e sem possibilidade de mudanças para o homem.
Os narradores são oniscientes e podem ver tudo por vários ângulos mas, sem interferir no destino da história.As descrições, muito presentes, são frias, minuciosas e precisas fazendo análises de fora para dentro,nenhum detalhe relevante-ou não- escapa ao olhar do autor.Não há aprofundameto psicológico pois o que interessa é a realidade do dia-a dia que é superficial.



O romance naturalista


Foi cultivado no Brasil de forma particular por Raul Pompéia em seu romance O Ateneu que apresenta características naturalistas e realistas.
A narrativa naturalista é marcada pela análise social valorizando o coletivo.Em contrapartida o naturalismo experimental apresenta romances preocupados em formular regras tendo como principal influência, Darwin.Os textos naturalistas acabam por tratar de temas polêmicos como adultério e homossexualismo.



Características do Realismo-Naturalismo


  • Compromisso com a realidade: é uma reação ao romantismo que representa exatamente o mundo com um olhar objetivo.

  • Presença do cotidiano: diziam que é possível representar o dia-a-dia, por isso é que os personagens estão sempre tão perto da realidade, sem ter uma vida muito emocionante e com atitudes previsíveis.

  • Personagens tipificadas: São retirados da vida cotidiana e passam a ter reações típicas de uma determinada realidade.

  • Preferência pelo presente: As narrativas estão ambientadas no presente para que a forte crítica social fique mais concreta.

  • Preferência pela narração: Ao contrário do romantismo que ainda contava com uma boa parte de sua produção literária feita em poesia, o naturalismo dá ênfase as narrativas.
Os realistas-naturalistas são declaradamente contra a igreja pois dizem que ela defende ideologias ultrapassadas.




Realismo-Naturalismo
França


O realismo retoma sua objetividade e sua ligação crítica com a sociedade.
Movimento artístico surgido na França que estendeu sua influencia por muitos países, prolongando o legado romano embora radicalizando algumas de suas característica.
Retoma alguns temas do romantismo mais de uma forma mais leve e não muito subjetiva propondo uma arte crua e despojada de artifícios.
No contexto francês, o realismo tem uma influência decisiva do ponto de vista ideológico e político confinando um sentido de denúncia social em suas obras.
Esta corrente desenvolve uma escrita minuciosa e desapaixonada das situações.A França foi pioneira na constituição do realismo com escola literária com Stendhal, Gustave Flaubert, Balzac, Zola entre outros.


Realismo-Naturalismo
Portugal


Oliveira Martins, Ramalho Urtigão, entre outros, foram um dos mais importantes escritores portugueses desse período que constituíram a "Geração de 70" a partir da "Questão Coimbrã" deu origem a "Conferência do Casino" onde se enunciaram os preceitos da nova cultura.
As obras de Eça de Queirós e Antero de Quental se ligam a essa nova cultura .Em Portugal a primeira afirmação do movimento artístico deu-se com a Questão Coimbrã, em 1865.



Realismo-Naturalismo Inglês


Istaurou-se na Europa entre 1850 e 1880 rejeitando a forma idealizada de ver o mundo.Os realistas tinham urgência de representar a existência.
Nas artes plásticas destacaram-se Gustave Coubert e Jean François Millet onde os ingleses se manifestavam através da "Irmandade pré-rafaelita" que dividia a história da arte em antes e depois de Rafael.Assim, o ideal inglês era resgatar os valores vigentes no período que antecedeu a era rafaelita.Esta comunidade tinha também o objetivo de glorificar a Deus por suas obras.
Na literatura quem deu o impulso realista foi Madame Bovary e Os irmãos Karamazov.As produções se destacam em prosa como a base do romance realista.O narrador se fixava no presente e na importância com a verossimilhança.
A narrativa não visa apenas entreter o leitor e sim, tecer críticas sobre a sociedade.Armados de seus talentos e das incoerências que marcaram este período, eles contribuíram para fortalecer o romance que seria o gênero predominante.

Anna Clara
Gizelle Marques
Israel Eller





3 comentários: