quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Aspectos do Realismo no Brasil

A sociedade europeia da segunda metade do século XIX vivia os efeitos da Revolução Industrial e do amplo progresso científico e tecnológico que acompanhavam.Aquele era um momento de vitória do liberalismo e de prosperidade para a burguesia industrial, mas por outro lado, também o momento em que surgiam os primeiros levantes do operariado miserável e o florescimento das ideias socialistas.
No Brasil, os primeiros levantes foram movimentos liberais que se restringiram à luta pela liberalização do comércio.Permanece ainda a sociedade escravocrata, a tradição das elites, o analfabetismo,inclusive como condição para a manutenção da economia agrária.
Ao lado da fermentação político-social, verifica-se uma verdadeira onda de cientificismo e materialismo.Destacam-se: positivismo( O único conhecimento válido é o conhecimento positivo),
Determinismo ( determinado por três aspectos válidos: o meio, a raça e o momento histórico),
e Darwinismo( Os mais aptos sobrevivem).
A predominância da arte realista-naturalista é absolutamente um simples sintoma da vitória do ponto de vista científico e do pensamento tecnológico sobre o espírito do idealismo e tradicionalismo.Baseia o seu conceito na verdade psicológica, no princípio da causalidade, mas a fonte principal da concepção realista é a experiência política de 1848.
As origens políticas do realismo explicam , em particular, as suas características anti-romântica e morais: a recusa de fugir da realidade e a exigência de absoluta honestidade na descrição dos fatos; o procurar conservar uma atitude impessoal e impassível como garantia de objetividade e solidariedade social.

Mariem Faria

Um comentário:

  1. Ok,
    Quais foram as páginas que você resumiu???
    Muito técnico. Pouco pessoal. Eu gosto mais quando você escreve textos originais, embora seja preciso saber fazer os técnicos. Preocupe-se com as amarras textuais. As ligações bem feitas são a chave.

    ResponderExcluir