quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Resumos do livro_ Ludmila e Janine

O realismo e o naturalismo no Brasil


Pagina 281 a 290

O Realismo se apura na análise da força das instituições sobre o indivíduo, no retrato das relações humanas permeadas de interesses, na introspecção psicológica. Menos psicológico do que o Realismo, o Naturalismo avalia a força de fatores como hereditariedade e sobre o comportamento humano.

A Obra de Memórias póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis foi o marco inicial do Realismo no Brasil. Embora já houvesse essa nova postura, ainda no interior do Romantismo, a produção literária já tinha características do Realismo com uma literatura voltada para a denúncia de problemas sociais.

Os escritores Realista que se destacam são Machado de Assis e Raul Pompéia.

O Romance Naturalista, cultiva o romance de tese, uma teoria científica a respeito do comportamento humano, os escritores, utilizavam conhecimentos da Biologia, da Psicologia e da Sociologia para explicar casos patológicos individuais, perdendo ,muitas vezes o todo da sociedade Brasileira.

No Brasil o primeiro romance Naturalista foi o Mulato de Aloísio Azevedo.

Machado de Assis

Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro. Apesar de sua vida difícil, alcançou alta posição como funcionário publico e gozou de consideração social numa época em que o Brasil ainda era uma monarquia escravista.

Foi Tipógrafo revisor em editora onde escreveu todas as suas comédias. Casou-se Caroline com quem ficou até a sua morte.

Em suas obras sobressai a repressão e a técnica de composição, e a articulação dos temas e a análise do caráter e o comportamento humano.

Podemos identificar dois grupos de obras. No primeiro apresenta características gerais do romantismo, e na segunda, ele revela ser um gênio na análise psicológica dos personagens.

Ele escreveu por volta de duzentos contos. Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas e Quincas Bordas constituem os mais significativos contos de Machado.

Dom Casmurro: O Romance tematiza o adultério sobe a ótica de seu personagem-narrador, o solitário Dom Casmurro, que acredita ter sido traído por sua mulher Capitu. Machado, veicula a seu modo, por meio dos personagens Bentinho, Capitu e escolhe, um dos mais explorados motivos da prosa literária – O triangulo amoroso.

Ludmila Emanuela

O Humanistimo: A Célebre filosofia do humanistimo, criada pela personagem Quincas Borba, um filosofo semilouco , aparece em dois romances de Machado de Assis : Memórias Póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba. O escritor visava ironizar as teorias filosóficas da época, em particular o positivismo e o determinismo.

Quincas Borba, é um romance em terceira pessoa e conta a historia de um professor mineiro, para quem Quincas Borba deixa uma grande herança, com condição de que ele cuide de seu cachorro, Quincas Borba.

Aluisio Azevedo

Aluisio Azevedo é a principal expressão da prosa naturalista no Brasil, o escritor nasceu e, São Luiz no Maranhão. Com a publicação de O Mulato, alcançou certa popularidade, o que lhe permitiu viver exclusivamente da literatura. O ponto alto da obra de Azevedo é a capacidade que tem de retratar ambientes, paisagens e cenas coletivas.

Raul Pompéia

Raul Pompéia nasceu em Angra dos Reis, mais passou sua vida no Rio de Janeiro. Estreou cedo na literatura com a novela romanesca ,Uma Tragédia no Amazonas ,e um ano depois publicou uma obra em poesia, Canções sem metro, na qual revela apreço pelo apuro formal dos textos.

Ateneu: Raul Pompéia notabilizou-se na literatura brasileira por uma única obra o Ateneu, na qual assimilou e integrou todas as tendências literárias de seu tempo.

Narrado em 1ª pessoa, o Romance inicia-se com as palavras do pai Sergio, o protagonista. Misturando alegrias e tristezas, decepções e entusiasmo, Sergio reconstrói por meio da memória a adolescência vivida e perdida entre paredes do Ateneu. Por outro lado, as situações e experiências vividas pelo narrador-personagem se apóiam na memória e são recriadas de maneira impressionista, o que confere á narrativa um ritmo impreciso, subjetivo e nervoso.

Janine Rodrigues

Um comentário:

  1. Ok. Mas há muitos erros tanto de ortografia quanto na conexão das frases.Revejam a escrita, principalmente no trecho que fala do Machado. Janine, eu quero que você se aventure mais pra escrever. Não fique tão presa ao que já está escrito. O resumo é baseado no que está no livro, mas quem amarra as frases é você.
    Não tenha medo. Vou conferir mais tarde outra vez..
    bjinhuus

    ResponderExcluir