Em contraposição ao que aconteceu na Europa, onde o simbolismo ficou acima do parnasianismo, no Brasil o movimento simbolista ofuscou o movimento parnasiano que teve grande reconhecimento pela burguesia.
As manifestações simbolistas já eram sentidas desde o final da década de 80, tendo como marco a publicação em 1893, das obras Missal (prosa) e Broquéis (poesia) dos autores mais importantes dessa fase : Cruz e Souza.
Alem de cruz e Souza, destacam-se, entre outros, Alphonsus de Guimaraens e Pedro kilkerry.
Cruz e Souza: o cavador do infinito
Nasceu em Florianópolis. Filho de escravos, foi amparado por uma família aristocrática. Com a morte do protetor, abandona os estudos e começa a trabalhar na imprensa, escrevendo crônicas abolicionistas e participando diretamente de campanhas a favor da causa negra. Em 1890, transfere-se para o Rio de janeiro. Casa-se com Gavita, uma negra que anos depois, manifestas problemas mentais. Dos quatro filhos que o casal teve somente dois sobreviveu. Morre aos 36 anos de, vitima de Tuberculose.Suas únicas obras publicadas em vida são Missal e Broquéis.
Hoje,Cruz e Souza é considerado o mais importante poeta simbolista brasileiro.
Sua obra apresenta diversidade e riqueza. Lembra aspectos noturnos do simbolismo, herdados do romantismo: o culto da noite, certo satanismo, o pessimismo, a morte.
Cruz e Souza possuía gosto pelo soneto, linguagem culta, a força das imagens; há, ainda a inclinação poesia meditativa e filosófica.
A poesia metafísica e a dor de existir
Cruz e Souza apresenta uma das poéticas de maior profundidade em língua portuguesa .
Na obra de Cruz e Souza , certas posturas verificadas em sua poesia—o desejo de fugir da realidade, de transcendera matéria e integrar-se espiritualmente no cosmo—parecem originar-se do drama racial e pessoal que o autor vivia .
A tragetoria da obra de Cruz e Sousa parte da consciência e da dor de ser negro, em broqueis.
As características mais importantes da poesia de Cruz e Sousa são:
No plano temático: a morte, a transcendência espiritual, a integração cósmica, o mistério, o sagrado, o conflito entre a matéria e o espírito, a angustia e a sublimação sexual, a escravidão e uma verdadeira obsessão por brilhos e pela cor branca;
No plano formal: as sinestesias, as imagens surpreendentes, a sonoridade das palavras, a predominância de substantivos e o emprego de maiúsculas, utilizadas com a finalidade de dar um valor absoluto a certos termos.
Alphonsus De Guimaraens
Nasceu em Ouro Preto, estudou direito em São Paulo e durante muitos anos foi juiz em Mariana.
Sua poesia é quase toda voltada para o tema da morte da mulher amada.
A exploração do tema da morte abre ao poeta por um lado o vasto campo da literatura gótic a ou macabra dos escritores ultra-romanticos,por outro lado possibilita a criação de uma atmosfera mística e litúrgica, que abundam referencias ao corpo morto.
O conjunto da poesia dele consolida uma de nossas poéticas mais místicas e espiritualistas.
A poesia de Cruz e Sousa para a de Alphonsus de Guimaraens sentimos uma descida de tom; isso porque a dor da existência e as sensações de vôo e vertigem que caracterizam a linguagem simbolista de Cruz e Sousa ganham limites mais estreitos, já a poesia de Alphonsus de Guimaraens, presa ao ambiente místico da cidade de Mariana e ao drama sentimental vivido na adolescência.
Formalmente o poeta revela influencias árcades e renascentistas. Embora preferisse o verso decassílabo ele chegou a explorar a redondilha maior, de longa tradição popular, medieval e romântica.
Thamires,
ResponderExcluirPreste atenção. Você escreveu:
"As manifestações simbolistas já eram sentidas desde o final da década de 80, tendo como marco a publicação em 1893, das obras Missal (prosa) e Broquéis (poesia) dos autores mais importantes dessa fase : Cruz e Souza.
Cruz e Sousa é um autor só. Um único e grande escritor. Você mesma escreveu sobre a vida dele, logo abaixo. Portanto, não confunda as bolinhas.
Em: "...A poesia de Cruz e Sousa para a de Alphonsus de Guimaraens sentimos uma descida de tom;", devo ler "Da poesia de Cruz e Sousa, para a de Alphonsus de Guimaraens..."
No trecho:
"... a dor da existência e as sensações de vôo e vertigem que caracterizam a linguagem simbolista de Cruz e Sousa ganham limites mais estreitos, já a poesia de Alphonsus de Guimaraens, presa ao ambiente místico da cidade de Mariana e ao drama sentimental vivido na adolescência."
você pôs um ponto final sem completar a ideia. "... Já a poesia de Alphonsus de Guimaraens está presa ao ambiente..."
Algumas palavras perderam o acento. Outras ainda não. Como "influência"
Vocês não se ligam nos detalhes. Mas em se tratando de língua escrita, eles fazem toda a diferença.
Muito bom, seu resumo. Gostei.