quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Madame Bovary

Madame Bovary foi escrito por Gustave Flaubert iniciando o Realismo literário. Ele foi escrito a partir de longos oito anos de observação da parte de Flaubert que investigava sobre a morte de uma jovem senhora que,após arruinar a vida e a carreira do marido médico, se suicida com arsênico.
          Este livro é muito detalhado, assim como é característico dos livros realistas e rendeu muitos problemas à Flaubert que foi acusado de mostrara que este deveria ser o fim da mulher adúltera.Resumidamente o livro conta a história de Emma que se casa com Charles Bovary que, ao contrário do que ela imaginava, lhe trás todos os sentimentos que ela acha mais repugnantes.Ela não suporta sua presença apesar de ele fazer de tudo para que ela fique bem.
   A primeira parte do livro conta a história de Emma que, sem ter a mãe foi criada em um convento e depois, sem vocação volta à casa do pai, onde depois de um tempo conhece Charles, um jovem médico que vai cuidar do seu pai.Envolta pelo amor que conheceu nos romances de Walter Scott que tanto lia, apressou-se em se casar com Charles.Depois se mudam paraRouen  onde , depois de viver por um tempo aborrecida em uma vida monótona cercada pelos afazeres da casa,Emma conhece se apaixona platônicamente por Leon que, logo em seguida vai para Paris estudar Direito o que causa em Emma uma terrível sensação de desconsolo pois Leon era a única pessoa com quem conseguia ter prazer em conversar. Logo esse vácuo é suprido  pelo aparecimento de Rodolfo, fidalgo decaído que vive de aparências com quem Ema vive um intenso caso de amor e com quem planeja fugir, no entanto na data marcada, Rodolfo lhe envia um bilhete alegando que não iria levá-la para o seu próprio bem, a jovem Senhora então entra em crise de depressão profunda, tempo em que se recolhe a religiosidade e se dedica ao marido. Com a volta de Leon de Paris, Ema novamente se lança às suas aventuras amorosas e perde todos os limites do bom senso, envolvendo-se cada vez mais em dívidas, assina muitas notas notas promissórias, dominada pelo consumismo e pela personalidade ansiosa que a conduz finalmente ao fundo do poço. Sem saída para as dívidas e tendo perdido mais uma vez o amante, ela resolve tomar arcênico, depois de um perído agonizante ela falece. 
Charles após a morte da esposa descobre todos os registros de sua traição e morre em uma condição desumana , tomado pela dor e pela tristeza.

Emma se mostra o tempo todo muito dependente de aparências, festas e convites para se sentir bem.Tem momentos de alta religiosidade e de extremo humanismo que a deixam confusa.Emma se tornou símbolo de sensualidade mas também, de doença.O transtorno psicológico qua caracteriza este tipo de perfil é chamado bovarysmo

Anna Clara 
Gizelle Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário