quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O amor e a mulher na sociedade realista/naturalista

Nesse período tudo muda, podemos, sem dúvidas, dizer adeus as fantasias e olá a realidade.
As histórias de amor não são mais aquelas que conhecemos, que o moço é um conquistador da mais honrada classe e a moça é linda, meiga tudo que todos os homens da vila desejam, além de serem moças totalmente prendadas.

Agora estamos em um período que os homens são brutos, nem um pouco galantes e que olham pra o amor com desprezo e as damas são mulheres com uma beleza nada comovente, uma beleza normal e que sua existencia não ultrapassa a linha do sexo.

Nesse período que o amor é apresentado nas obras pelo seu lado grotesco, por escandalos e traições e por uma sociedade onde o adultério feminino, apesar de discriminado era comum, a sociedade privava a mulher de crescer (razão), deixando apenas que desenvolvesse a emoção (da mesma forma a sociedade deveria julga-lá). Perdoando sempre suas infidelidades como se fosse algo natural de sua condição feminina. ( ¬¬ )

A mulher foi um tema muito usado nas obras realista/naturalista sendo motivo de confronto entre autores, era fortemente criticada por uns e totalmente perdoada por outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário