quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Os Principais Nomes do Realismo Mundial



Rússia

Nicolay Gogol




Os filhos de Taras Bulba Ostap e Andriy voltaram pra casa. Ostap é o filho mais velho e tem um espírito aventureito já Andriy é um cara romântica pelo qual se apaiona or ua jovem e nobre polaca.
Como verdadeiro cossaco ucraniano Taras Bulba pretende ver seus filhos na guerra, porém Andriy trai a família pra vive seu amor.














Europa


Stendhal

Filho de um humilde carinteiro, Julien Sorel sonha com uma vida intensa e gloriosa. Sua desmedida ambição o leva a conviver com a burguesia provinciana e com a aristocracia parisience. Ana sim Julien continua a ser um pobre no mundo dos ricos.






 
Honoré de  Balzac

O livro retrata a condição da mulher aristocrático-burguesa da primeira metade do século XIX, submetida as condições do casamento. Impossibilitada de desfazer os laços do mesmo quando se sente enganada nas expectativas de uma vida em comum, ao mesmo tempo que registra o perfil de uma mulher intelectualmente idependente, determinada e culta.








Gustave Flaubert

Classico da Literatura mundial. O romance conta a história de Emma, uma mulher sonhadora pequeno-burguesa, criada no campo, que aprendeu a ver a vida através da literatura. Bonita e requintada para os padrões provincianos, casa-se com Charles, um médico interiorano tão apaixonado pela esposa quanto entediante. Nem mesmo o nascimento da filha da alegria ao indissolúvel casamento ao qual a protagonista se sente presa e acaba procurando alegria em uma traição.




Eça de Queirós

Conta a história de Amaro um homem que foi criado ao sacerdócio (contra seu interesse) e isso acaba se concretizando a pesar da ausencia de vocação e de interesse do jovem.
Depois e um tempo ele se muda para outra cidade onde conhece Amélia com quem vivi uma aventura de amor.


Charles Dickens

 É um romance de que relata as aventuras e desventuras de um rapaz órfão. É um dos romances em que o autor trata da delinquência provocada pelas condições precárias da sociedade inglesa da época.




















 Brasil



Adolfo Caminha

João da Mata aproveita sexualente de sua afilhada Maria da Mata, uma moça ingênua dono da um caráter brando educada em uma casa de caridade e depois normalista.
Precionada pelo instinto sexual e por outros motivos mais fortes Maria da Mata se entrega ao padrinho e a sua maldade.

  





Raul Pompéia

Conta a história de Sérgio, um garoto que vai estudar em um colégio interno chamado O Ateneu, onde por um período não consague si adaptar ao colégio.
Sérgio vai narrando as decepções, os medos, as dúvidas, a rígida disciplina e os acontecimentos em torno da própria sexualidade.






Aluísio de Azevedo


Domingos Olímpio
 A história se passa no interior do Ceará durante um período de seca, conta a história de Luzia uma mulher arredia de grande força física ( por isso o apelido Luzia-Homem) era apaixonada por Alexandre, embora não assumia isso.
Após Alexandre ser preso injustamente ela luta por esse amor.

Um comentário:

  1. "Direto ao ponto!"
    Bem sucinto e esclarecedor, no entanto, sugiro mais atenção ao escrever, façam a edição com mais acuidade.
    Obg pela ajuda. o/

    ResponderExcluir