domingo, 5 de dezembro de 2010

A INFLUÊNCIA DO CIÚME NA VIDA DA MULHER

           Com base na obra de Sheakespeareana Otelo e em pesquisas com pessoas conhecidas do assunto podemos entender como o ser humano é facilmente manipulado fazendo despertar em si uma personalidade adormecida ou inexistente, até então e como isso pode influenciar na vida de outras pessoas.
Em virtude desse pensamento analisaremos na obra Otelo as personagens Iago, Otelo o Mouro de Veneza e Desdêmona.
A intrigante história de amor envenenado pelo ciúme começa em Veneza. Otelo um general bem sucedido apaixona-se e casa-se com Desdêmona. Otelo é chamado para comandar a defesa do Chipre e convoca seu amigo Cássio para ser o tenente da guarda, isso gera muito ciúmes em Iago, que começa a planejar sua vingança, essa que gerara muito conflito entre o casal e o amigo afetando fortemente a vida da mulher (Desdedêmona).
Através da historia podemos notar que Otelo e facilmente manipulado por Iago apesar dele parecer forte inabalável um homem admirado por todos, psicologicamente ele era fraco, pois se deixa levar pelas artimanhas de Iago. Otelo se deixou envolver tanto que acaba desenvolvendo um ciúme patológico (doença na qual a pessoa fica enlouquecida de ciúme e é capaz de matar a pessoa que ele diz amar. Otelo não tinha motivo para se sentir inferior a Cássio, mas Iago sabia como atormenta a mente das pessoas fez com que Otelo visse que era mais velho não tão charmoso e assim ele ia exaltando Cássio fazendo Otelo se sentir inferior e capaz de cometer as maiores loucuras, pois Otelo já não esta em si.
Iago era um manipulador frio e calculista ela fazia das palavras sua arma mais poderosa ele é o que chamamos hoje de psicopata (pois tem grande poder de persuasão fazendo com que as pessoas ao seu redor acreditem no que ele está falando e se curvem aos seus desejos).
Iago assim como bentinho (Dom Casmurro Machado de Assis) tenha a finalidade que manipular os sentimentos dos outros, este levando os leitores acreditar na traição de Capitu (que não é comprovado no livro) e aquele envolvendo Otelo em suas artimanhas contra Cássio e Desdêmona. Na obra de Machado Bentinho tem certas igualdades com Otelo, pois assim como o Mouro de Veneza ele tem inveja de seu amigo se inferiorizando a ele no livro não deixa claro essa inferiorizarão desses personagens mais o fato do ciúme doentio deles já é uma desvalorização do eu, uma das causas do ciúme patológicos deles pode ser traumas e preconceitos formados por eles próprios Bentinho que era totalmente controlado pela mãe e não tinha opinião isso é uma espécie de trauma (não físico mais psicológico) e Otelo talvez por ser mais velho em relação à Desdêmona o fato de ser negro, pode ter-lhe causado certo preconceito contar ele.
Nos dois casos os ciúmes doentios dos dois afetaram a mulher amada essas que eram inocentes e vitimas das loucuras de seus cônjuges.
Podemos encarar Desdêmona a mulher de Otelo como uma Heroína grega, pois ela é pura bondosa bonita jovem vitimas da brutalidade de um homem dominado pelos ciúmes. Desdêmona foi a mais afetada pelas loucuras de Iago, entretanto ela sem saber de nada era a boa dona de casa que vivia para o marido só tentava auxiliar e ajudar os amigos de Otelo sem segundas intenções nele, mais seu marido não o viu assim como quase toda heroína grega ela também é morta, mais ela não sofreu com a morte mais sim coma desconfiança do marido, que a levou a um sofrimento maior, a mulher ela é mais sensível do que os homens uma simples desconfiança da parte deles é o possível para deixá-las magoadas.
Assim como Desdêmona Capitu foi vitima do ciúme de Bentinho e teve o mesmo destino a morte, elas não tiveram a chance que se defender das acusações, pois na época em que elas viviam a mulher sempre era a culpada e não podia se defender.

Um comentário:

  1. Muito bom, Karol... Revendo algumas estrutura frasais, você pode agilizar a leitura e remodelar o texto. Mas parabéns. Sua evolução é notável.

    ResponderExcluir