quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Submission

   Os crimes em nome da honra infelizmente ainda acontecem, assim como acontecem estupros, abusos entre outros crimes com mulheres que, por medo ou por qualquer outra razão, são forçadas a silenciarem e aceitarem a relação de submissão que é imposta a elas.
   No Islã isso é muito mais comum do que no resto do mundo. Mulheres são colocadas numa posição de subordinadas e são forçadas a fazerem o que se manda.
   Há um tempo li um livro que se chama "Infiel, a história de uma mulher que desafiou o islã.".Esta é a autobiografia de Ayaan Hirsi Ali.O livro nos mostra por uma visão feminina o que acontece no dia-a-dia de uma família islãmica e nos faz enxergar de forma clara o que é mostrado pelo islã como uma coisa positiva
   O que é incrível é que as pessoas que estão envoltas na atmosfera islãmica, acham todos esses eventos normais e absolutamente positvos.Eventos por exemplo como a mutilação feminina.No livro Ayaan descreve a dor e o sofrimento por que passou em nome da "purificação" islãmica.Pois as "Kintirleey", aquelas que tem o clitóris, são impuras pois podem sentir prazer. A mentalidade é tão fechada e tão pequena que acreditava-se que o Kintir cresceria até ficar "balançando no meio de suas pernas assim como um homem".
   As mulhers islãmicas depois de casadas sofriam duras penas de seus maridos que tinham poder de decisão sobre suas vidas, a mulher não tinha liberdade e nunca poderia falar por si.Nunca andavam sem burca, nunca levantavam a cabeça , nunca se dirigiam a um homem desconhecido, nunca poderiam estar cansada, deveriam estar sempre dispostas a atender qualquer pedido do marido em  qualquer lugar,nunca desobedeciam.Qualquer coisa que quisessem, se é que elas cogitavam querer alguma coisa, era haram (proibido).

As mulheres islâmicas são tão subjugadas a ponto de não poderem sair nas ruas desacompanhadas e um filho de 11 anos já é suficientemente maduro e dono de a ponto de poder mandar em sua mãe.
                A culpa de tudo o que acontece de ruim quanto à sexualidade no islã, é da mulher.Elas usam burca e não pode usar adereços como pulseiras nem sapatos que façam algum barulho para que não chamem a atenção dos homens e os desviem da “senda reta de Alá” .Ver o tornozelo de uma mulher pode ser tão sedutor ao ponto de fazer um homem pecar como se estivesse mantendo relações com ela e , caso isso aconteça, a mulher deve ser punida, nunca o homem.


   Ayaan e seu amigo cineasta holandês Theo Van Gogh fizeram um curta metragem que retarata a submissão da mulher ao marido e a falta de apoio dele para com a esposa.
Theo foi morto por extremistas islãmicos depois de ter feito este curta-metragem com Ayaan.




Gizelle Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário